Humildade
Pessoas humildes e modestas são altamente consideradas pelas criaturas e pelo Criador. Pessoas arrogantes e presunçosas que depreciam os outros, sempre são repudiadas pelas criaturas e pelo Criador.
A presunção mostra falta de sensibilidade e maturidade. Quem é mais reflexivo e espiritualmente amadurecido tem senso para atribuir qualquer presente que possam ter ao Criador, o Altíssimo e se dedicar a Ele com humilde gratidão.
A humildade torna as pessoas contentes com os julgamentos de Deus e perseverantes em face a repreensões e insultos dos outros. Aqueles que conhecem o seu lugar e não tem pretensão estão verdadeiramente garantidos e defendem-se contra o desrespeito das pessoas.
A humildade é um sinal de força e maturidade, enquanto a arrogância e a presunção indicam um espírito imperfeito e inferior. Os seres humanos mais perfeitos são aqueles que estão à vontade e são íntimos na companhia dos outros. Em contrapartida, aqueles que são demasiado orgulhosos para se juntar aos outros na forma de uma calorosa amizade são seres humanos mais imperfeitos e só ganham má fama.
Aqueles que não procuram ou reclamam grande prestigio na comunidade, cedo ou tarde, alcançam postos elevados e são honrados. Aqueles que têm complexo de superioridade são repudiados pela comunidade e eventualmente se tornam estranhos na mesma.
A humildade é um sinal de que a pessoa está ficando verdadeiramente humana. Um sinal de humildade é aquele em que a pessoa não muda depois de obter um status mais elevado ou riqueza, aprendizagem e fama ou tudo o que é estimado publicamente. Se qualquer uma dessas circunstâncias fizer com que a pessoa altere suas ideias, atitudes e comportamentos não pode ser considerada como verdadeiramente humana ou verdadeiramente humilde.
A humildade é como uma chave para todas as outras virtudes. Aquele que é humilde pode ter todas as outras virtudes, considerando que a falta de humildade geralmente é privada de outras virtudes. Após a sua culpa, o Profeta Adão (a paz esteja com ele), no entanto, através da humildade, recuperou todas as anteriores ligações com os mundos. Em contrapartida, Satanás, submetido à mesma prova como Adão, tornou-se uma vítima irrecuperável do seu orgulho e sua vaidade.
Pessoas humildes atingem alto grau (espiritual) nas instituições de treinamento espiritual. Beneficiam-se plenamente de uma boa educação, seja religiosa ou científica e são úteis para as suas comunidades. Aqueles cujo orgulho e vaidade não lhes permitem beneficiar-se das disciplinas destas instituições ou serem ensinados por outros, perdem seu caminho.
Considerando que a grandeza e o orgulho estão entre os atributos exclusivos do Divino Ser, os que agem arrogantemente e transgridem os limites da modéstia são agarrados e castigados por Ele. Os que conhecem o seu verdadeiro estágio e permanecem apropriadamente humildes e modestos são honrados com Sua Presença.
- Criado em .