Fethullah Gülen em 2 Minutos
Fethullah Gulen é um académico, pregador e ativista turco.
- É o autor de dezenas de livros e centenas de artigos sobre o serviço civil e educação islâmica.
- De acordo com Gulen, livros e ideias só têm significado se forem postos em prática.
- E a ação começa com a educação dos indivíduos, para ajudá-los a tornarem-se bons cidadãos e libertar o seu potencial.
- Durante quase 5 décadas, encorajou as pessoas à sua volta a investir em educação e servir a humanidade.
- Hoje, existem mais de mil instituições educacionais, organizações de ajuda humanitária e centros culturais e de diálogo inter religioso pelo mundo iniciados pelos seus seguidores.
- Uma questão chave é como é que Gulen motiva milhões de pessoas para servir a humanidade a nível global.
- A sua resposta a esta questão reflete um facto importante sobre a aceitação global das suas ideias. Boa!
- “O segredo deste movimento deve ser analisado quanto à razoabilidade do trabalho. Estas pessoas estão a juntar-se para servir a humanidade e lutar contra problemas comuns, tais como a ignorância, pobreza e conflito”.
- Gulen denuncia a violência no terrorismo categoricamente. Um muçulmano não pode ser um terrorista e um terrorista não pode ser um muçulmano, é a sua visão.
- Ele imagina a paz universal como o objetivo final e pede aos seus amigos para caminharem em direção a esse objetivo, independentemente do quão pequenos forem os seus passos.
- Ele defende que eleições democráticas são a única maneira de mudar o poder e encoraja a educação matemática e científica.
- Como autoridade na tradição islâmica, Gulen defende que a democracia na ciência tem um importante papel na integração das sociedades muçulmanas com o mundo.
- Gulen também vê o diálogo inter religioso como um fator chave para a construção da paz.
- De facto, a maioria das pessoas que são servidas pelos seus seguidores não são muçulmanas.
- Por exemplo, após uma visita a uma escola inspirada por Gulen, na zona de conflito das Filipinas, o reverendo Thomas Michel declarou “O viajante que entra naquele espaço descobre um pequena ilha de paz, tolerância e educação excelente, com os professores muçulmanos e cristãos a conduzir educação de alta qualidade em conjunto, para mais de mil crianças muçulmanas e cristãs. Isto, para mim, é um excelente exemplo da “contribuição do diálogo inter religioso na construção da paz”
- Criado em .