Mensagem de condenação e condolências de Fethullah Gülen sobre assassinatos na França
Eu soube recentemente sobre o cruel assassinato de Samuel Paty num bairro de Paris e fiquei profundamente triste. Infelizmente, fiquei chocado com a notícia de que em outra cidade francesa, três outras pessoas foram brutalmente esfaqueadas até à morte durante a oração em seu local de culto. Gostaria de dizer abertamente que fiquei ainda mais triste porque aqueles que cometeram esses crimes usaram argumentos islâmicos e gritaram slogans religiosos.
É compreensível que os muçulmanos que acreditam e respeitam todos os profetas desde o profeta Adão, esperem que os outros respeitem o profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Deus estejam com ele) e se sintam ofendidos por expressões e representações que são desrespeitosas a ele. Mas há formas legítimas humanitárias, diplomáticas e legais com as quais eles podem expressar as suas preocupações. A violência nunca pode ser tolerada.
Cada ser humano foi criado com dignidade, e cada vida humana é sagrada, não importa as suas crenças. Tirar a vida humana tão levianamente não pode ser reconciliado nem com a humanidade nem com o Islã!
Além disso, independentemente do seu propósito, crueldade e violência não é o caminho do Profeta, e mesmo que tal violência seja perpetrada com um pretexto religioso, ela contradiz os valores fundamentais do Islã. O Profeta Muhammad (saw) sempre respondeu àqueles que o insultaram e assediaram com compaixão e gentileza, e se esforçou para eliminar a inimizade.
Quando for esse o exemplo, cometer esses tipos de atrocidades é um sinal claro de que os perpetradores não se beneficiaram com a mensagem do Profeta, que abraça toda a humanidade com compaixão. Ao mesmo tempo, tais ações são o maior desrespeito ao seu legado.
Por ocasião deste triste acontecimento, mais uma vez condeno todas as formas de terrorismo, independentemente de seus perpetradores ou de sua finalidade.
Esses ataques provam mais uma vez que precisamos dos dias em que todos se abraçam sem levar em conta as diferenças de crença, linguagem ou cor, e quando todos se aproximam com respeito e compaixão. Envio as minhas condolências aos entes queridos daqueles que perderam a vida nestes atentados e partilho a minha dor com o povo francês e com todos os que se consideram membros da família humana.
- Criado em .